sábado, 5 de maio de 2012

Configuração de rede via DHCP



Hoje em dia é meio raro configurar a rede máquina por máquina, costuma-se utilizar um servidor DHCP que fornece essas informações automaticamente para os PC's que solicitarem. Esta solicitação costuma ser feita a cada boot, portanto, não precisamos nos preocupar, com quase nada, apenas dizer para o sistema que a configuração deve ocorrer de forma automática.

Atualmente o aplicativo cliente de DHCP, ou seja, o programa que vai solicitar os dados da rede ao
servidor e configurar a rede com estes dados recebidos é o dhclient, que no Debian faz parte do pacote dhcp3-client. Sua utilização é bem simples, ao chamar o comando sem parâmetro nenhum, como em:
# dhclient 

Ele irá tentar buscar as configurações por DHCP em todas as placas de redes detectadas, se por outro
lado você quiser ser mais específico e forçar o dhclient a buscar as configurações direto usando uma determinada placa, você pode especificar o dispositivo como parâmetro:
# dhclient eth0 

Caso tenha um servidor DHCP na mesma rede as configurações serão obtidas, e você pode testar se esta funcionando utilizando o ping em algum site:
# ping -c5 http://arquivobinario.blogspot.com.br 

Não tem muito o que dar errado ao se utilizar o dhclient, em caso de problema você terá que se
certificar de que o servidor não está off-line e que toda a parte física da rede como cabos, hubs ou switchs, estão funcionando normalmente, e claro de verificar com o ifconfig se sua placa de rede foi reconhecida (se tiver duvidas de como fazer isso clique AQUI).

Assim como a configuração do IP fixo, você precisa configurar o arquivo /etc/network/interfaces para
que a cada boot ele busque as configurações via dhcp, para isso abra o arquivo, remova qualquer referência a interface que você deseja configurar (eth0 por exemplo) e deixe as configurações da interface da seguinte forma:

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Bem mais simples do que a configuração do IP fixo. Só lembre que eth0 é um exemplo, no seu caso pode ser eth1, eth2 ou algum outro nome, fique atento.

ATENÇÃO: O arquivo de configuração de interfaces de rede no Debian/Ubuntu é o
/etc/network/interfaces:

iface lo inet loopback
auto eth0
iface eth0 inet dhcp 
auto eth1
iface eth1 inet static
address 192.168.10.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.10.0
broadcast 192.168.10.255

Depois das alterações reinicie as interfaces de rede:

#/etc/init.d/networking restart 


Nenhum comentário:

Postar um comentário