-Eu sempre ouvir falar que era possível rodar jogos de Windows no linux usando o Wine; mais não conseguia executar os grandes jogos! O problema é que os jogos do Windows em sua maioria utiliza do DirectX! E para que estes rodem no Wine é necessário a instalação do DirectX no Linux!
-Eu encontrei um único tutorial! Que estava em inglês! Portanto eu escrevo este artigo com o intuito de criar um tutorial claro, direto e em portugues de como instalar e configurar o DirectX no Wine!
-Pode haver uma variação nos resultados obtidos com o wine, ao
rodar jogos com gráficos de alto nível! Alguns jogos
podem apresentar bugs, enquanto outros são executados com perfeição !
|
Configure as bibliotecas DirectX
-Esta é a etapa mais complicada de todas. Mas não se preocupe, você tem tudo, passo a passo.
A configuração do Wine, você pode fazê-lo através do menu seguindo o caminho:
aplicativos > Ferramentas > Emuladores> Wine> Configur
ador
Isto porque eu uso o Mandriva gnome, que tem uma organização própria do menu! Em outras distros vocês encotrarão neste caminho:
aplicativos > Wine> Configure Wine
No KDE:
Kmenu > Wine> Configure Wine
Ou executando winecfg na linha
de comando. Depois que o menu principal abre, clique na aba Bibliotecas.
Essa guia permite que você especifique o comportamento de DLLs diferentes e substituir os padrões possíveis.Para obter o DirectX em execução, você terá uma longa lista de DLLs listados. O primeiro passo é clicar no "Nova substituição para a biblioteca" ícone da caixa suspensa e expandir a lista. Procure o d3d8 DLL. Uma vez encontrado, clique em Adicionar.
Ele será adicionado a lista "substituição existentes" como: d3d8 builtin (nativa).
Este não é o que precisamos. Portanto, você deve selecionar a DLL na lista e clique em Editar. Em seguida, altere a configuração para Embutida só.

Há uma longa lista de DLLs, e especificá-los manualmente seria uma tortura. Felizmente, você pode editar o registro diretamente no Wine, e adicione as substituições desejadas como uma lista para o arquivo, sem passar pelo processo manual de especificação de cada um.
Primeiramente Aplique as mudanças!
Agora para editar o Registro, abra o arquivo no editor de texto (gedit, por exemplo):
Diguite no Terminal:
gedit ~/.wine/user.reg
No arquivo, procure a seção DllOverrides:

Nesta seção, você pode copiar e colar toda a lista de DLL substituições necessárias.
Copie toda a lista de DLL substituição que encontrasse a abaixo, substitua a seção, salve o arquivo e sair :
[Software\\Wine\\DllOverrides] 1206264929
"d3d8"="builtin"
"d3d9"="builtin"
"d3dim"="native"
"d3drm"="native"
"d3dx8"="native"
"d3dx9_24"="native"
"d3dx9_25"="native"
"d3dx9_26"="native"
"d3dx9_27"="native"
"d3dx9_28"="native"
"d3dx9_29"="native"
"d3dx9_30"="native"
"d3dx9_31"="native"
"d3dx9_32"="native"
"d3dx9_33"="native"
"d3dx9_34"="native"
"d3dx9_35"="native"
"d3dx9_36"="native"
"d3dxof"="native"
"dciman32"="native"
"ddrawex"="native"
"devenum"="native"
"dinput"="builtin"
"dinput8"="builtin"
"dmband"="native"
"dmcompos"="native"
"dmime"="native"
"dmloader"="native"
"dmscript"="native"
"dmstyle"="native"
"dmsynth"="native"
"dmusic"="native"
"dmusic32"="native"
"dnsapi"="native"
"dplay"="native"
"dplayx"="native"
"dpnaddr"="native"
"dpnet"="native"
"dpnhpast"="native"
"dpnlobby"="native"
"dsound"="builtin"
"dswave"="native"
"dxdiagn"="native"
"mscoree"="native"
"msdmo"="native"
"qcap"="native"
"quartz"="native"
"streamci"="native"
"d3d8"="builtin"
"d3d9"="builtin"
"d3dim"="native"
"d3drm"="native"
"d3dx8"="native"
"d3dx9_24"="native"
"d3dx9_25"="native"
"d3dx9_26"="native"
"d3dx9_27"="native"
"d3dx9_28"="native"
"d3dx9_29"="native"
"d3dx9_30"="native"
"d3dx9_31"="native"
"d3dx9_32"="native"
"d3dx9_33"="native"
"d3dx9_34"="native"
"d3dx9_35"="native"
"d3dx9_36"="native"
"d3dxof"="native"
"dciman32"="native"
"ddrawex"="native"
"devenum"="native"
"dinput"="builtin"
"dinput8"="builtin"
"dmband"="native"
"dmcompos"="native"
"dmime"="native"
"dmloader"="native"
"dmscript"="native"
"dmstyle"="native"
"dmsynth"="native"
"dmusic"="native"
"dmusic32"="native"
"dnsapi"="native"
"dplay"="native"
"dplayx"="native"
"dpnaddr"="native"
"dpnet"="native"
"dpnhpast"="native"
"dpnlobby"="native"
"dsound"="builtin"
"dswave"="native"
"dxdiagn"="native"
"mscoree"="native"
"msdmo"="native"
"qcap"="native"
"quartz"="native"
"streamci"="native"
A próxima vez que você iniciar a configuração do Vinho, as substituições serão carregados.
núcleo arquivos de instalação
Esses arquivos podem ou não ser necessária, mas não faz mal para tê-los de qualquer maneira. Os dois arquivos em questão são mscoree.dll e streamci.dll. O primeiro é um módulo que contém. NET Framework funções, o segundo é uma biblioteca usada para instalar dispositivos de hardware streaming.
Você pode copiar esses arquivos do Windows instalações de seu, se você tem algum, ou baixá-los da web. Uma boa fonte online que oferece estes arquivos é files.com-DLL.
Baixe os dois arquivos e copiá-los para o Vinho do system32 pasta.
mscoree.dll cp ~ / .wine/drive_c/windows/system32 /
streamci.dll cp ~ / .wine/drive_c/windows/system32 /
streamci.dll cp ~ / .wine/drive_c/windows/system32 /
O próximo passo é baixar o DirectX, e instalar como no Windows.
Muito bom o tutorial.....
ResponderExcluir